[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Gastronomia Regional e Vinhos >> Vinhos Portugueses - Vinhos do Douro Pub

Pub

   
  Vinhos do Douro

Nos dias que correm, muitas regiões demarcadas começam a ficar maculadas pela acção de produtores e distribuidores que preferem o lucro fácil e imediato à preservação de um elevado nível de qualidade que garanta a perenidade de um rendimento merecido. Há quem se lamente que, «quando a procura de um vinho aumenta, se faça vinho de tudo, às vezes até das uvas da região».

Não é o caso dos vinhos do Douro. Seja pelo facto de a região continuar a produzir uma quantidade de vinho suficiente para a procura, logo sem ter necessidade de baptizar os seus vinhos com uvas de outras regiões menos dotadas, seja por se tratar de uma região onde a tradição de respeito pelo vinho, pelo bom vinho, é quase tão ancestral como o próprio vinho.

A verdade é que o Douro é hoje quase a única região cujos vinhos podem ser escolhidos com a certeza de não se ter «gato por lebre», ou zurrapa em vez de líquido honesto. (…)

É nos contrafortes da Serra do Marão, quando esta começa a ajoelhar-se em socalcos perante o Douro, que medram as cepas que nos oferecem dos melhores vinhos de mesa do país. (…)

São vinhos que nascem neste palco em degraus, onde se representa o maior drama da vida rural portuguesa: a lavra da vinha do Douro. O ciclo do vinho ocupa aqui o cerne de todas as canseiras que marcam a sucessão das estações do ano para as gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em especial a azáfama colorida das vindimas quando, no final do Verão, as encostas começam a trocar o verde profundo pelas tonalidades amarelas e acastanhadas que acompanham e assinalam o amadurecimento da uva. O momento em que se aproxima o culminar de um encadeamento de actos de uma cultura ancestral, quando as passadas esforçadas, acima e abaixo naquelas encostas íngremes, prenunciam a chegada do cálido tinto ou do fresco branco ao copo do provador. (…)

A conjugação das características morfológicas, geológicas (ou litológicas, melhor dito), climatéricas e agrícolas da região duriense deu origem a um ambiente muito particular, que o vinhateiro soube, ao longo de séculos de adaptação, aproveitar para fazer evoluir a qualidade do seu produto final: o vinho.

Felizmente para os apreciadores de bom vinho, a procura não justifica o desvio de toda a produção para ter como destino o generoso vinho do Porto. Pois a verdade é que praticamente todos os vinhos do Douro possuem as condições essenciais para deles se fazer vinho fino, ou do Porto.

Este «ouro líquido», que «come pedras e bebe sol», transforma uma região agreste e montanhosa numa das mais ricas do país.

Tendo sido a primeira região do mundo a ser delimitada como região demarcada de vinhos, em 1756, ocupa a maior parte do vale do Douro e dos vales de embocadura dos seus afluentes entre Barca d’Alva e Barqueiros.

Grande parte dos vinhos do Douro são produzidos e comercializados por empresas sedeadas em Vila Nova de Gaia. (…)

Também poderá estar interessado em ler...

»» Vinho do Porto (Vinho Fino ou Vinho Generoso)


Conhecer vinhos de outras regiões de Portugal
 

In GUIA Expresso O Melhor de Portugal - nº6
  Gosta da página? Partilhe!

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster