[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» TURISMO E LAZER Pub

Pub

Turismo e Lazer | sugestões de visitas, passeios e outrasPortugal – de Norte a Sul, sem esquecer as regiões autónomas dos Açores e da Madeira – é, indubitavelmente, um país cheio de encantos e belezas sem fim.

É o património natural: das altas montanhas até às vastas planícies, passando pelos vales e planaltos…

É o património construído, ao logo dos séculos, por homens e mulheres, com visão e capacidade de liderança: os castelos e palácios, os conventos e mosteiros, as igrejas e as catedrais… marcas de um passado grandioso que importa preservar.

 

 

São as paisagens humanizadas: o Minho verdejante, a Região Demarcada do Douro (a mais antiga do mundo!), com os seus socalcos e as suas vinhas imensas até perder de vista, … São os usos, costumes e tradições, transmitidos de geração em geração e guardados, quantas vezes, ciosamente, na memória apenas dos mais velhos. É a Gastronomia farta, acompanhada por Vinhos de características tão diversificadas que parecem não ter fim…

E se quiser visitar a capital do país, cenário de histórias e conquistas, com uma arquitectura apaixonante e uma luminosidade que tem encantado gerações de turistas, não se preocupe pois existem várias opções de hotéis em Lisboa.

São as suas gentes, francas e hospitaleiras, como haverá poucas no mundo… Venha connosco conhecer Portugal!

Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.Turismo em Portugal - Sugestões de passeios, visitas, etc.

»» Sugestões para
Visitas
Visitas Virtuais a Monumentos Portugueses, Mosteiro da Batalha, Grândola – Gastronomia, Vinhos e Artesanato, Camilo Castelo Branco em Ribeira de Pena, Miguel Torga e S. Leonardo de Galafura, S. Pedro de Balsemão - Lamego, Valpaços - terra de cerejas, castanhas e não só, Boticas - Região do Barroso, Trás-os-Montes, E de ponte se fez Vila, Ponte de Lima - Minho, Da Arte Nova e de outras artes, Fósseis e moinhos, Igreja de S. Francisco, Berço de pedra, ...

»» Sugestões para
Passeios
Do granito à casa do lince, Para Sul, à Costa Azul, Pelas fortalezas marítimas de Cascais, Guimarães - O património de uma Nação, Vinho com história, Por terras de fortes tradições, Com Meca aqui ao lado, Da Beira do Dão e do Viriato, As Amendoeiras em flor, Por miradouros até às Fisgas de Ermelo, Pela costa Alentejana, Das terras do Magriço aos socalcos do Douro, Nas linhas de Riba-Côa, As salinas de Rio Maior, Da Freita à Misarela, Os megalitos de Évora, Um Algarve desconhecido,

»» Sugestões para Rotas
8 rotas: das artes ao vinho (Rota do Fresco, Rota do Contrabando, Rota dos Dinossauros, Rota das aldeias do xisto, Rota dos moinhos da água, Rota do Vinho do Porto, Rota dos Escritores)... Rota de Vinhos da Península de Setúbal,

»» Ver
Outras sugestões
Região Demarcada do Douro - Douro Património Mundial, Caminhos de Santiago, O Caminho Português de Santiago, Termas e Caldas em Portugal, Levadas da Madeira,...
 
Sugestões para Passeios Pedestres
»» Roteiro de percursos pedestres em Vila Real
Circuito das três aldeias: etnográfico | Circuito de Constantim: histórico-cultural | Circuito do Carvalhal: flora | Circuito do Mineiro: geológico | Circuito do Lobo: fauna
Este projecto visa dotar o concelho de Vila Real de um conjunto de infraestruturas públicas de apoio ao turismo na natureza, proporcionando aos turistas, visitantes e população local o usufruto equilibrado do seu património ambiental e paisagístico.
Neste sentido, visa igualmente constituir um incentivo ao desenvolvimento sustentado das comunidades locais.
»» Trilho Pedestre da Carvoeira - Valença
Os vinhedos, as casas graníticas e os velhos moinhos
O Trilho Pedestre da Carvoeira, com a distância de 9,6 Km é um percurso paisagístico-cultural que se desenvolve pelo monte da Carvoeira entre as freguesias de Boivão e Gondomil, no concelho de Valença.
»» Trilho Pedestre de Mosteiró
Convento de Mosteiró, Cascata da Grova, o Ribeiro Mira, as quedas de água, as motas e levadas
O Trilho de Mosteiró proporciona a descoberta de espaços naturais únicos como a Cascata da Grova ou joias patrimoniais como o Convento de Mosteiró.
 
Outras sugestões
»» Vila Real - Roteiro Turístico
Nas margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Douro, a cidade de Vila Real ergue-se a cerca de 450 metros de altitude, numa região que revela indícios de ter sido habitada desde o Paleolítico. Vestígios de povoamentos posteriores, como o Santuário Rupestre de Panóias, denunciam com segurança a presença dos romanos na região, mas os tempos que se seguiram, durante as invasões bárbaras e sobretudo muçulmanas, impuseram um despovoamento gradual que só terminou com a aproximação do século XII, com a outorga em 1096 do foral de Constantim de Panóias, pelo Conde D. Henrique. Em 1289, por foral de D. Dinis (o primeiro dado por este monarca a Vila Real) é fundada a pobra de Vila Real de Panóias, que viria a transformar-se na cidade de hoje.
 

Enviar informações sobre este assunto >>>>>

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster