[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub
 
»» Pessoas ligadas ao Folclore, à Etnografia, à Cultura Popular Portuguesa (1) Pub

Pub

 

 

Pessoas relacionadas com a Etnografia e o Folclore da nossa terra

 

Ao longo dos últimos quase 150 anos, muitos pessoas têm dedicado as suas vidas à investigação, à recolha, à preservação e à divulgação da Cultura Popular Portuguesa, nas suas diversas vertentes. Neste espaço vamos disponibilizar informações biográficas e outras sobre aqueles(as) que, ao longo dos anos, assumiram, com espírito de missão, a defesa da Cultura Popular Portuguesa como uma tarefa inadiável e que urge continuar.

Conheça algumas frases e citações>>>

Página com informações biográficas de folcloristas, etnógrafos, etnólogos, antrpólogos...
»» Abade Baçal
Francisco Manuel Alves - nasceu em Bragança, a 9 de Abril de 1865 - faleceu a 13 de Novembro de 1947, em Bragança.
Figura proeminente em Trás-os-Montes no século XIX, nasceu em Bragança, a 9 de Abril de 1865. Era filho de agricultores - Francisco Alves Barnabé e Francisca Vicente. O seu nome próprio era Francisco Manuel Alves, tendo feito o curso Teologia no Seminário de São José de Bragança e sido ordenado em 1889.
»» Altino Moreira Cardoso
Nasceu em 8.12.1941, na freguesia de Loureiro, concelho de Peso da Régua
Nasceu em 8.12.1941, na freguesia de Loureiro, concelho de Peso da Régua. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Coimbra, em 1969. Frequentou, ao mesmo tempo, como elemento da Tuna Académica e do Conjunto de Câmara Carlos Seixas, o Conservatório de Música de Coimbra, na especialidade de Violino. (...) A sua tese de licenciatura versou a Obra de um poeta da ‘Presença’: Afonso Duarte.
»» António Aragão
Nasceu na ilha da Madeira, em S. Vicente, a 22 de Setembro de 1921. Faleceu no Funchal a 11 de Agosto de 2008.
Poeta, romancista, pintor, historiador e escultor - nasceu em Portugal, na ilha da Madeira, em S. Vicente, a 22 de Setembro de 1921. Faleceu no Funchal a 11 de Agosto de 2008.
Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e em Biblioteconomia e Arquivismo pela Universidade de Coimbra. Estudou Etnografia e Museologia em Paris, sob a orientação do Director do Conselho Internacional de Museus da UNESCO.
»» António Gomes Pereira
Nasceu na Casa de Chapre, em Midões (Barcelos), em 30 de setembro de 1859 e faleceu na mesma Casa, no dia 6 de abril de 1913.
António Gomes Pereira nasceu na Casa de Chapre, em Midões (Barcelos), em 30 de setembro de 1859 e faleceu na mesma Casa, no dia 6 de abril de 1913, vítima de tuberculose.
Fez a instrução primária na Escola do Sobreiro, freguesia de Adães, e os preparatórios liceais em Braga. Matriculou-se, em 1 de outubro de 1878, no Curso Teológico, no Seminário de S. Pedro.
»» António da Rocha Peixoto
Nasceu a 18 de Maio de 1868, na Póvoa de Varzim. Faleceu a 2 de Maio de1909, no Porto.
Naturalista, arqueólogo e etnógrafo português, António Augusto da Rocha Peixoto nasceu a 18 de Maio de 1868, na Póvoa de Varzim, e formou-se na antiga Academia Politécnica do Porto. No início da sua carreira começou por se interessar pelas ciências naturais, mas rapidamente incluiu nos seus temas predilectos os assuntos que diziam respeito à etnografia.
»» António Joaquim Tavares Ferro
Nasceu em Lisboa, 17.08.1895 - ib., 11.11.1956
Jornalista e político (Lisboa, 17.08.1895 - ib., 11.11.1956). Editor da revista Orpheu, esteve ligado ao grupo inicial dos modernistas, que teria em Fernando Pessoa a figura principal. Terminada a I Guerra Mundial dedicou-se ao jornalismo (1919), tendo sido redactor do Diário de Notícias (1923); dirigiu a Ilustração Portuguesa (1922) e fundou a revista Panorama e o Teatro Novo (1925).
»» António Jorge Dias
Porto, 1907-1973
Etnólogo português, nascido no Porto. Estudou filosofia germânica na Universidade de Coimbra e, em 1938, foi nomeado leitor de português nas universidades alemãs de Rostock, Munique e Berlim, e nas espanholas de Compostela e Madrid.
Especializou-se em etnologia na Alemanha, onde fez doutoramento em 1944, com a tese Vilarinho dos Furnas, Uma Aldeia Comunitária, na Universidade de Munique.
»» António Lourenço Fontes
Nasceu em Cambezes do Rio (Montalegre) em 22 de Fevereiro de 1940
Nasceu em Cambezes do Rio, uma aldeia do Barroso, próxima do Rio Cávado, em 22 de Fevereiro de 1940, e teve onze irmãos.
Ingressou no Seminário em Vila Real, em 1950, tendo completado a formação em 1962. Ordenado em 1963, foi colocado em Tourém, onde esteve oito anos. Ainda celebrava Missa em Pitões das Júnias e em Covelães.
»» António Maria Mourinho
Nasceu em Sendim, Miranda do Douro, em 1917 e faleceu em 13 de Julho de 1996
António Maria Mourinho nasceu, em 1917, em Sendim, Miranda do Douro. Aos doze anos inicia os seus estudos no Seminário Diocesano de Bragança, terminando o Curso de Teologia, com distinção, em 1941. No ano seguinte, exerceu as funções de professor de História de Portugal e de Apologética, na mesma instituição, té se nomeado pároco da localidade de Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro.
»» António Magalhães Cabral
Nasceu em Castedo do Douro (Sabrosa), em 30-04-1931 e faleceu a 23 de Outubro de 2007, em Vila Real
Nasceu em Castedo do Douro, em 30-04-1931 e faleceu a 23 de Outubro de 2007. Possuía o Curso Teológico do Seminário de Vila Real e a licenciatura em Filosofia pela Universidade do Porto. Além de professor, tinha jornadeado pelo país (centros culturais, escolas do ensino básico, secundário e universitário) e pelo estrangeiro, mormente pela Galiza, falando sobre os temas que lhe são preferidos: literatura, jogos populares e pedagogia do jogo. Na área pedagógica, foi membro do Conselho de Redacção da revista galaico-portuguesa O Ensino.


Página seguinte>>>
 

  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster