[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub
 
»» Organizações >> Nacionais e internacionais relacionadas com o Folclore, a Etnografia e a Cultura Popular Pub


United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization 
 


International Council of Organizations of Folklore Festivals and Folk Arts
Conseil Internacional des Organisations de Festivals et d'Arts Traditionnels

  Desde 1970 que o CIOFF trabalha para a salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional. Através das suas actividades, o CIOFF visa os seguintes objectivos principais:
- Promover o património imaterial, através de diversas formas de expressão, como dança, música, jogos, rituais, costumes e outras artes;
- Servir os objectivos da UNESCO;
- Apoiar as actividades dos seus membros e os das organizações não-governamentais que trabalham nas áreas do folclore e do património cultural;
- Servir a causa da paz e da não-violência através da implementação dos objectivos acima;
  Actualmente, o CIOFF possui membros no mundo inteiro e abrange 92 países do mundo, com 69 Secções Nacionais, 4 membros associados e 19 membros correspondentes.
  Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas, incluindo mais de 30.000 grupos de dança folclórica, de música e organizações de artes populares estão associados ao CIOFF através das respectivas Secções Nacionais ou do CIOFF Mundial.


Federação do Folclore Português


IOV World - Internacional Organization of Folk Art

A IOV - International Organization of Folk Art é uma organização mundial de pessoas e instituições que trabalham para documentar, preservar e promover todas as formas de arte popular, tanto tangíveis quanto intangíveis. A organização foi fundada na Bélgica em 1979 e está registada sob as leis da Áustria, está situado o Secretariado da IOV.

A IOV patrocina festivais de folclore nacionais e internacionais de arte, bem como o intercâmbio cultural dos artistas do espectáculo e artes visuais. Através dos seus simpósios científicos, pedagógicos e oficinas, IOV incentiva
actividades académicas de pesquisa, documentação e publicação sobre temas relacionados com a arte e tradições folclóricas. Conferências recentes têm explorado os aspectos da narração de histórias, brincadeiras infantis, lendas, artesanato, contos folclóricos, dança, tecelagem e têxtil, confecção de ferramentas, práticas religiosas, figurino, arquitectura, práticas sociais e festas sazonais.

A Convenção da UNESCO sobre a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, através da importância dada à pesquisa e documentação, fornece o quadro adequado para os programas e projectos da IOV.



Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto é a fiel depositária de todo o património da extinta Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, o que por si só constitui um importante acervo do Movimento Associativo Português. Irá integrar as estruturas intermédias já existentes e a constituir por todo o território nacional, nomeadamente as Federações Distritais devidamente constituídas. Representa as associações que tenham prática nas áreas da cultura, recreio e/ou desporto e conta actualmente com 3 842 filiadas. Tem como suas associadas especialmente as designadas “colectividades de cultura e recreio”, mas também sociedades filarmónicas, grupos de teatro de amadores, grupos corais / orfeões, clubes desportivos e, ainda, associações humanitárias de bombeiros e associações de moradores.



Fundação INATEL

A Fundação INATEL tem como missão a promoção das melhores condições para a ocupação dos tempos livres e do lazer dos jovens, trabalhadores e seniores, desenvolvendo e valorizando o turismo social, a criação e fruição cultural, a actividade física e desportiva, bem como a inclusão e a solidariedade social.

Entidades estrangeiras que organizam Festivais Internacionais de Folclore>>>


Pub

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster