[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
Pub
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Lendas de Portugal >> Lenda de Nossa Senhora da Enxara (Campo Maior) Pub
Pub    
 

Lenda de Nª Sª da Enxara

Reza a lenda de Nossa Senhora da Enxara que, certo dia, uma mulher estava a lavar roupa no rio, tendo por única companhia a sua filha que brincava.

A criança, depois de se ter afastado da mãe para brincar, regressou pouco depois trazendo um brinco de ouro, e afirmando que o mesmo lhe tinha sido oferecido por uma senhora muito bonita.

Rapidamente a mãe quis saber onde estava a tal senhora, e quando chegaram ao local onde a menina diz ter encontrado a senhora, viram uma imagem de Nossa Senhora sobre uma pedra redonda (que hoje se encontra no Santuário).

A população, ao ter conhecimento do sucedido, decidiu construir uma capela a meio do caminho. No entanto, todas as manhãs a imagem da Senhora desaparecia para logo ser encontrada no local original. Consciente de qual era a vontade da Senhora, a população decidiu construir um Santuário, no local onde a imagem tinha sido encontrada, para guardarem e homenagearem a imagem de Nossa Senhora da Enxara.

Diz-se, também que, quando não havia água nem chovia em Campo Maior, se realizava uma procissão, durante a qual os habitantes locais deitavam a pedra ao rio, para que Nossa Senhora fizesse chover. Quando tal acontecia, procediam então ao ritual inverso: retiravam a pedra do rio, iam colocá-la de novo na Capela e sobre ela recolocavam a imagem de Nossa Senhora.


Romaria de Nossa Senhora da Enxara

Na vasta região do Alentejo, em pleno concelho de Campo Maior e próximo da freguesia de Ouguela, está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Enxara, famoso pelas festividades características que se realizam em cada Semana Santa. Todos os anos, na Quinta-Feira Santa, a imagem de Nossa Senhora da Enxara é transportada em solene procissão desde a Igreja da Ouguela até ao Santuário, situado a alguns quilómetros de distância, regressando ao local habitual na Segunda-feira a seguir à Páscoa.

No fim-de-semana da Páscoa (entre Sexta-Feira Santa e Segunda-Feira), o Santuário de Nossa Senhora da Enxara, ao qual está ligado uma antiga lenda, enche-se de visitantes e curiosos, mas principalmente de fiéis que celebram a sua fé através da devoção Mariana.

A Festa consiste, essencialmente, numa missa e procissão campal, tourada e outros divertimentos (carrosséis, barracas de comeres, baile, etc.).

  Gosta da página? Partilhe!

Também poderá gostar de ler sobre...

» A lenda da Cabração  
(Cabração - Ponte de Lima)
» Lenda do Penedo do Ladrão
(Barcelos)
» Senhora de Balsamão
(Macedo de Cavaleiros)
» Lenda do Galo de Barcelos
(Barcelos)
» O Caso da Lagoa (Palaçoulo)
(Miranda do Douro)

   

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster