[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Jogos Populares Tradicionais Pub
Pub
" O Jogo Popular "
 

 
 

 

«O jogo consiste em transformar um meio num fim em si mesmo» - disse Piaget. Isso acontece com o jogo infantil. No seu 4º estádio de desenvolvimento, entre os 8 e 12 meses (período sensório-motor) a criança aprende a separar os meios dos fins e o jogo surge. Por exemplo: uma bola com que brinca escapa-se para trás de uma obstáculo; antes, fora do alcance visual, não a procurava, mas agora sim. Ultrapassar o obstáculo é o meio a que pode achar graça. Se o converte num fim, aparece o jogo.

O mesmo sucede com o Jogo Popular. O homem que lança fora do campo onde trabalha a pedra que o estorva, pode converter o lançamento num fim em si mesmo e assim nasce o

jogo do malhão. Isso quer já dizer que os Jogos Populares se ligam ao trabalho, à experiência rural: são vivência e prazer.

Claro que derivam, ulteriormente, para a exibição e a competição, mas sem corte do cordão umbilical que continua a ligá-los à vida do campo, o que já não acontece com jogos mais refinados, de alta competição, onde aquela ligação se perdeu. A simplicidade e a rudeza de processos mantêm-se no jogo popular, enquanto no jogo de alta competição o fim que era o prazer voltou a ser meio – de atingir fama, fortuna, etc. Até nos «jogos sem fronteiras», a diferença é visível: estes partem da mente para a realidade, embora mais ou menos apoiados nesta; os jogos populares partem da realidade para a realidade."

Dr. António Magalhães Cabral
 

»» Actividades Lúdicas Tradicionais - Factores de preservação da identidade cultural das comunidades
Observamos com facilidade que as actividades lúdicas tradicionais correm o risco de desaparecer. A tradição e a modernidade, em interacção permanente, vão dando lugar à existência de formas culturais que pugnam entre si por prevalecer. Mas a correlação de forças não está equilibrada e o perigo de extinção para os elementos tradicionais supera muito a pura ameaça: é uma triste realidade.
»» O que são Jogos Tradicionais
Os jogos tradicionais são muito antigos, praticados desde há séculos e são transmitidos oralmente de geração para geração. No entanto, conforme  os condicionalismos de cada região, as diferentes gerações adaptam-nos à sua maneira de ser e de viver.
»» Jogos Populares Trasmontanos - listagem
Os Jogos Populares Transmontanos e Altodurienses, cujas origens se perdem no tempo, devem a sua recuperação e enorme divulgação à acção do Dr. António Magalhães Cabral (que foi, sem dúvida, o seu maior impulsionador), e tiveram a sua primeira grande Jornada em 13.11.1977, em Vila Real.
»» A Escola de Freixinho - 1991 - Jogos Tradicionais (Vídeo)
»» Jogos Tradicionais na Feira Medieval da Escola Manuel de Figueiredo de Torres Novas (Vídeo)
»» Jogos Infantis
Sítio sobre Jogos Infantis / Tradicionais recolhidos por professores do 1º CEB. Apoio teórico ao tema.
»» Jogo do Pau Português - Esgrima Lusitana
Venha conhecer o jogo do pau, sistema de combate tradicional português com pau e bastão, de grande eficácia contra um ou vários adversários.
»» Oficina do Achado
Para que os jogos tradicionais não se percam, a autora deste blog de artesanato meteu mãos à obra e começou a construir os seus jogos de infância. O jogo do galo, do prego, o dominó, jogos de memória são muitos dos artefactos feitos pela autora do blog, que participa em muitas feiras.

Pub

 

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster