Rancho Folclórico da CASA DO POVO de Barqueiros
 


(Clique na imagem para ampliar)


O  Rancho Folclórico da CASA DO POVO de Barqueiros  - Mesão Frio foi fundado no ano de 1935, por iniciativa de D. Maria Adelaide Guedes Paiva, e foi-se desenvolvendo apoiado nas riquezas culturais e patrimoniais da região onde está inserido.

Desde a sua fundação, esta Rancho Folclórico tem procurado divulgar, dentro e fora de Portugal, as danças, os cantares, os trajes e as tradições da sua terra. É, por isso, embaixador privilegiado do concelho de Mesão Frio e digno representante do genuíno folclore da Região Demarcada do Douro.

Em Julho de 1937, ficou classificado em 1º lugar nas Festas Vindimárias, que se realizaram em Lisboa, tendo, pelo facto, recebido o troféu «Cacho de Ouro». Em Outubro desse mesmo ano, também em Lisboa, foi o vencedor das Festas do Rio Tejo, tendo recebido como prémio a «Taça Tejo».

Por iniciativa da Jefatura Nacional de La Obra Sindical de Educacion e Descanso, exibiu-se em Madrid, no ano de 1948, tendo obtido 2º lugar no concurso internacional aí realizado, e recebido os correspondentes Diploma e Medalha.

Em Julho de 1958 foi seleccionado pelo Secretariado Nacional de Informação para participar nas Olimpíadas de 1960.

Actua de Norte a Sul do País, em Festivais Nacionais e Internacionais, assim como no estrangeiro, tendo já actuado em Espanha, Itália, Alemanha, Áustria, Suíça e Bélgica. Tem, ainda, participado em diversas Europeades.

Participa habitualmente em programas televisivos e radiofónicos, e tem realizado gravações em discos comerciais.


Ver mapa maior

Apresenta como trajes tradicionais:

Homem - Bota, calça branca (a imitar as ceroulas, que se usavam nos barcos rabelos), camisa branca sem colarinho, faixa vermelha ou preta, chapéu de abas largas e colete.

Mulher - Chinelas, meia branca, saiote (vermelho), saia preta, blusa colorida e lenço.

A Tocata apresenta os seguintes instrumentos musicais: viola, violino, bombo, ferrinhos, acordeão, castanhetas de "pau de figueira".

Por tudo isto, o  Rancho Folclórico da CASA DO POVO de Barqueiros  assume-se como entidade cultural que tem como primeiro objectivo mostrar as tradições e a história dos seus antepassados.


CONTACTOS
  
Casa do Povo de Barqueiros
Lugar do Bairrinho

5040 - Barqueiros - Mesão Frio
Email:
casapovobarqueiros@iol.pt
Tlm: 919161056 - Jaime Monteiro - Presidente
Tlm: 961974607 - Manuel Oliveira - Secretário
Tlm: 918338498 - Miguel Teixeira - Tesoureiro

 


© Copyrigth 2010
  Folclore de Portugal - O Portal do Folclore Português