Bem vindos à webpage do

Rancho Folclórico de Nespereira

Situada na parte mais ocidental da Beira Alta, a aldeia de Nespereira está inserida na Região de Lafões, Concelho de Oliveira de Frades. Região afamada pelo Vinho Verde, Vitela de Lafões e Cabrito da Gralheira. "A doce acalmia e o acolhedor coração das gentes da região entoa na alma de quem nos visita".

Num passado recente, os rapazes e raparigas encontravam-se, espontaneamente, no adro da nossa capela, numa eira ou num terreiro e, ao som do "estrondo" realizava-se o baile. Eram, essencialmente, danças de roda e viras. Mais tarde, surgem os entremezes, representações teatrais, que chegaram a ser apresentadas na capital do país para os nossos conterrâneos e não só.

Na preparação das tradicionais festas do nosso padroeiro, decorria o ano de 1988, é incutido o gosto do Folclore aos jovens da aldeia. Esta ideia floresce e surge o Rancho Folclórico de Nespereira.

O Rancho Folclórico de Nespereira tem como principais objectivos, manter e preservar as tradições antigas e quase perdidas. As nossas danças e os nossos cantares tentam retratar a beleza, a par da simplicidade, do bom povo que no passado assim cantou e dançou.

As danças mais características que apresentamos são: «Vira flor», «Agora é que pinta o bago», «Estas é que são as saias», «Hei-de pedir à Virgem», «Vira Valseado», etc. Estas mesmas danças encontram-se gravadas em cassete-áudio e CD.

Os trajes que apresentamos são de Romaria, de Feira, de Trabalho, Moleiros e Domingueiro.

Actualmente, o Rancho Folclórico é composto, aproximadamente, por  60 elementos, distribuídos por vozes, instrumentos e pares de dança.


CONTACTOS
  
Nespereira
3680-173
Oliveira de Frades
Email:
acrenenespereira@gmail.com
Tlm:
964 633 062 (Filipe Antunes)

Optimizado para Internet Explorer 4.0 ou superior / Resolução: 800x600 - High Color (16 bits)
© Copyrigth 2007-2010 
Folclore de Portugal - O Portal do Folclore Português