[ INÍCIO ]   [ Sobre o Portal ]  [ FAQs ]  [ Registar site ou blog ]  [ Enviar informações ]  [ Loja ]   [ Contactos ]

 
"Temos obrigação de salvar tudo aquilo que ainda é susceptível de ser salvo, para que os nossos netos, embora vivendo num Portugal diferente do nosso, se conservem tão Portugueses como nós e capazes de manter as suas raízes culturais mergulhadas na herança social que o passado nos legou."  (Jorge Dias)
 
 
Pub
 
Arquitectura e construções
Artesanato
Cancioneiros Populares
Danças Populares
Festas e Romarias
Grupos de Folclore
Gastronomia e Vinhos
Instrumentos musicais
Jogos Populares
Lendas
Literatura Popular
Medicina Popular
Museus Etnográficos
Música Popular
Provérbios
Religiosidade Popular
Romanceiros
Sabedoria Popular
Superstições e crendices
Trajos
Usos e Costumes
 
Agenda de iniciativas
Bibliografia temática
Ciclos
Feiras
Festivais de Folclore
Glossário
Informações Técnicas
Loja
Permutas
Pessoas
Textos e Opiniões
Turismo
 
SUGESTÕES
Calendário agrícola
Confrarias
Datas comemorativas
Feriados Municipais
História do Calendário
Meses do ano
Províncias de Portugal
 
 

Pub  
   
»» Feiras de Artesanato, Gastronomia e outras >> 2014 Pub
Pub


Anualmente, todos os meses ou com outra periodicidade, realizam-se, de Norte a Sul de Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, inúmeras Feiras e outras iniciativas dedicadas a temas diversificados, com destaque para o Artesanato, a Gastronomia – onde se incluem os Festivais ou Semanas Gastronómicas, etc -, os Produtos Regionais e Locais (Fumeiro e Enchidos, Doçaria, Vinhos, Azeite, Mel, Cerejas, Castanhas, etc.), sem esquecer as Feiras Medievais ou as Feiras Históricas

O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa

 

 

 

 

 

 

pretende sistematizar as informações recolhidas sobre a realização das referidas Feiras e disponibilizá-las online a todos os interessados.

Tentaremos disponibilizar o maior número possível de informações que consideramos pertinentes e úteis para os interessados, pelo que solicitamos a colaboração de todos para que nos enviem os dados de que disponham ou que actualizem os que estão nas páginas deste Portal.

Desde já, os nossos agradecimentos.

FEIRAS mês a mês... 2014

Feiras de Artesanato, Gastronomia (Festivais ou Semanas Gastronómicas), Produtos Regionais e Locais, Feiras Medievais, Feiras Históricas - Portugal

Feiras e iniciativas temáticas em 2014:
Janeiro

Fevereiro

»» Feiras Medievais e Históricas
Março Abril

Maio Junho
Julho Agosto »» Iniciativas das Confrarias Gastronómicas, Enófilas e outras
Setembro Outubro  
Novembro Dezembro s
 
Textos relacionados com as Feiras
»» Feira de Barcelos
A Feira de Barcelos, tal como a conhecemos hoje, é o resultado de um processo evolutivo sofrido ao longo de vários séculos, não se sabe ao certo como começou, nem como se fixou à quinta-feira. Sabe-se, contudo, que o motivo da grande popularidade que ostenta se deve à sua marcada ruralidade e à tradicional venda de “louça de barcelos” e artefactos artesanais locais.
»» Feira de S. Pedro - Feira dos Pucarinhos
Vila Real - 28 e 29 de Junho
“Pucarinhos” de Vila Real": Pelo São Pedro, é de costume realizar-se em Vila Real, na província de Trás-os-Montes, uma curiosa «feira», tradicionalmente chamada «feira dos pucarinhos».
»» Feira Anual dos Santos de Cerdal - Valença
A Última Feira Romaria Galaico-Minhota
O 1 de Novembro é o principal dia deste acontecimento e é conhecido como o Dia da Feira dos Santos e o dia 2 tradicionalmente instituído como o Dia da Feira das Trocas.
»» Feiras Tradicionais conservam velhas usanças
Carlos Gomes
»» Feira dos Santos - Cartaxo
Em 1 de Novembro - na Liturgia Católica, Dia de Todos-os-Santos - todas as estradas do Ribatejo, Oeste e regiões limítrofes convergem para o Cartaxo, a fim de virem comparticipar com os cartaxeiros a realização da sua Feira maior! De facto, a "Feira dos Santos", nesta castiça cidade ribatejana, tem foros de interesse regional desde há muitos anos.
»» Feira de S. Mateus - Viseu
A Feira Franca foi criada por D. Sancho I, em 1188, apesar de não ter tido esse nome inicialmente, havendo documentação a partir de 1392. Mais tarde, já no séc. XVI, passou a chamar-se Feira de S. Mateus.
A história diz que a Feira Franca (actualmente a mais antiga de toda a Península Ibérica) foi uma prenda de D. João I de Portugal, Mestre de Avis, por Viseu ter sido a única cidade portuguesa a estar a seu lado na crise de 1383-1385.
 
  Gosta da página? Partilhe!

Pub

     

        

Se não encontrou nesta página o que procurava, pesquise em todo o Portal do Folclore Português
 



Acompanhe, em primeira mão as actualizações do Portal do Folclore Português:

FOLCLORE DE PORTUGAL - O Portal do Folclore e da Cultura Popular Portuguesa não se responsabiliza pelo conteúdo dos sítios registados
© Copyrigth 2000/2014  - Todos os direitos de cópia reservados - Webmaster